Filmes e Séries Online o/

Os 10 Idiomas mais Raros do Mundo


Quando se pensa em idioma, as pessoas pensam em Inglês, Alemão, Francês, Espanhol. As Nações Unidas afirmou que, em média, uma língua desaparece a cada duas semanas. Em todo o mundo, quase 6.000 ou mais línguas estão em perigo de extinção, pois a maioria das pessoas que são fluentes está morrendo. Abaixo seguem as dez línguas mais raras de todo o mundo:

Só existem 8 pessoas que falam chamicuro, de acordo com estudo de 2008. A linguagem é mais falada no Peru. No entanto, aqueles que falavam a línguadesenvolveram um dicionário com seus termos, como por exemplo: kawali (cavalo), polyo (frango), pato (pato), katujkana (macaco), ma’nali (cão), Mishi (gato) waka (vaca).

Dlimi é uma língua do Nepal geralmente falado em regiões próximas a rios Toque e Rava. Também é falado nas montanhas do Khotang Distrito, localizado no leste do Nepal.  Apenas 8 pessoas falam o idioma de acordo com o levantamento feito em 2007. Não há dicionário disponível para conservar a língua, porém há muitos livros escritos sobre a gramática e sintaxe do idioma.

Em 2008, apenas 6 nativos conhecem e usam a língua.  No entanto, diferentemente da maioria dos idiomas que estão desaparecendo, há um professor da Universidade de Adis Abeba, na Etiópia que estuda o idioma. Ele concluiu que a língua segue uma estrutura de sujeito, objeto e verbo.  Ongota é falado pelos afro-asiáticos na Etiópia, na margem oeste do Rio Weito em uma pequena aldeia

Liki é uma língua falada em ilhas ao largo da costa norte de Sarmi, kabupaten Jayapura e Kecamatan Sarmi, que são ilhas perto da Indonésia. Em 2007, um estudo mostrou que apenas 5 pessoas falam o idioma. Dizem que a origem do idioma pode ser: malaio-polinésia, Centro-Oriental, Oriente malaio-polinésia, região Oceânica, Oceanica-Ocidental, Norte de Nova Guiné, Sarmi Jayapura-Bay, e Sarmi.

Nas Ilhas Salomão, a linguagem Tanema foi falada em lugares como Ilha Vanikolo, Província Temotu e em uma aldeia Emua. Hoje, a língua é falada apenas por 4 pessoas, de acordo com um estudo realizado em 2008. Quer aprender verbos em Tanema? Tente: wekini (para ligar), Laro (para nadar), la vamora (para trabalhar), e la Muñana (para deitar-se.)

Njerep é uma língua falada em Bantoid na Nigéria. Hoje, a língua foi substituída por diferentes dialetos Mambila tais como Ba e Mvop. Existem apenas 4 pessoas que ainda falam Njerep acordo com um estudo realizado em 2007. Aqueles que falam a língua já são idosos, assim, em mais alguns séculos esta línguaprovavelmente será extinta.

Chemehuevi é uma língua do sul é principalmente falada em estados do Centro-Oeste, bem como na costa ocidental dos Estados Unidos. Um estudo de 2007 mostrou que apenas 3 pessoas são fluentes em falar o idioma. Se você quiser conversar sobre as coisas naturais no Chemehuevi, tente palavras como conjunção kai (montanha), hucip (oceano), mahav (árvore), e tittvip (terra / solo).

Falado em Vanuatu, uma ilha localizada na parte sul do Oceano Pacífico cerca de 1.000 quilômetros a leste do norte da Austrália. Esta língua é mais falada na Ilha Vanua Lava. A língua só tem duas pessoas fluentes de acordo com um estudo de 2008. Lemerig consiste em pelo menos quatro dialetos diferentes, todos os quais estão provavelmente extintos.

Kaixana é era falada em um vilarejo perto das margens do rio Japurá, localizada no Brasil. Ao longo do tempo, os colonos portuguêses colonizaram a área. Em algum momento, cerca de 200 pessoas falavam o idioma. Mas, um estudo de 2006 mostrou que apenas uma pessoa ainda fala Kaixana, e por isso está condenada a extinguir-se em breve.
.

Taushiro é uma língua nativa do Peru, falada na região do rio Tigre as margens do Rio Aucayacu. Aqueles que falavam a língua normalmente só contavam atédez, usando seus dedos. Por exemplo, para dizer um número acima de 10, você diria “ashintu” e apontaria para um dedo do pé. Em 2008, um estudo realizado sobre o idioma Taushiro concluiu que apenas uma pessoa fala a línguafluentemente.
- Raro mesmo é falar português corretamente. rs
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário